Ir para o conteúdo
  • Var
  • Seja um redator
  • Contato
  • Var
  • Seja um redator
  • Contato
Facebook Instagram

MENU

Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1
  • Notícias e Atualizações

Embratur e ANPTUR premiam pesquisas inovadoras do projeto Em Tese

PUBLICIDADE


18/09/2025 – A Embratur e a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) divulgaram as quatro propostas de pesquisa de pós-graduação vencedoras do edital Em Tese – Fomentando a Pesquisa para o Turismo Internacional do Brasil. O anúncio aconteceu durante o XXII Seminário ANPTUR e X CLAIT, que teve início na terça-feira (16) e vai até sexta (19), na Universidade de Caxias do Sul (RS). A iniciativa é uma parceria da associação com o EmbraturLab, o laboratório de inovação da Agência.

O programa Em Tese visa incentivar a produção de conhecimento e a inovação, além de contribuir para a qualificação do turismo brasileiro. O objetivo é ampliar a produção de conhecimento qualificado, identificar gargalos e propor soluções científicas para os desafios do setor de turismo no país. Fruto de um termo de colaboração entre as duas instituições, o edital busca apoiar pesquisas de pós-graduação (stricto sensu) na área de turismo, com investimento total de R$ 400 mil.

Ao todo, o edital recebeu 11 propostas. Os quatro trabalhos vencedores abordam temas sobre competitividade internacional de destinos brasileiros, sustentabilidade, gastronomia e imagem de destinos e turismo audiovisual e soft power. Cada um receberá um financiamento de até R$ 100 mil para o desenvolvimento de seus projetos, promovendo a integração de instituições de diferentes estados. De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o trabalho vai aproximar a academia do mercado.

“Nossas ações de promoção internacional são guiadas por inteligência e dados, mas queremos ir além. Entendemos que para inovar de maneira consistente, é preciso investir na base do conhecimento. Por isso, essa parceria é tão simbólica: não existe inovação sem pesquisa, e a pesquisa de excelência nasce nas universidades. Ao fomentar a ciência no turismo, estamos construindo estratégias mais sofisticadas e eficazes para que a visita de cada turista internacional se converta em mais desenvolvimento, emprego e renda para todo o Brasil”, disse Freixo.

O presidente da ANPTUR, Osiris Marques, destacou a importância dos estudos para “potencializar as oportunidades do turismo no Brasil”. “O projeto Em Tese, em parceria com a Embratur, reafirma nosso compromisso em aproximar ciência e prática, unindo rigor acadêmico e visão estratégica para enfrentar os desafios e potencializar as oportunidades do turismo no Brasil. Essa iniciativa é um passo decisivo para consolidar o país como destino internacional competitivo e sustentável, mostrando que o futuro do turismo brasileiro se constrói com pesquisa, inovação e cooperação”, afirmou Osiris.

Conheça os vencedores

Liderada pela professora Christianne Luce Gomes, a pesquisa Brasil Criativo, com Afeto para Você – Reconhecimento Afetivo de Cidades Criativas investiga como as experiências gastronômicas influenciam a imagem de cidades como Belém (PA) e Belo Horizonte (MG), usando o conceito de Neuroturismo. O estudo analisa o papel do afeto na atratividade de destinos criativos, com uma metodologia que combina teoria e dados empíricos de especialistas, turistas e residentes para criar indicadores que sirvam como base para estratégias de imagem e governança.

Já o trabalho Competitividade Internacional do Turismo no Brasil no Contexto de Transição Climática, coordenado por Paulo Henrique Assis Feitosa, analisa a competitividade do turismo brasileiro em um cenário de transição para uma economia de baixo carbono. A pesquisa investiga os fatores que limitam a posição do país no mercado global, utilizando dados de 2010 a 2024 para criar indicadores de competitividade e pegada de carbono. Os resultados incluem diagnóstico comparativo e recomendações para políticas públicas e estratégias de promoção internacional.

A proposta encabeçada por Verônica Feder Mayer, Comportamento (In)Sustentável no Turismo, investiga os fatores que influenciam o comportamento de turistas internacionais no Brasil, com foco no setor hoteleiro. O estudo utiliza entrevistas com gestores e um questionário para identificar as práticas, barreiras e oportunidades. Os resultados servirão para orientar redes hoteleiras e apoiar a promoção internacional do país, atraindo turistas alinhados à sustentabilidade.

Já a pesquisa Turismo Cinematográfico e Soft Power, coordenada por André Riani Costa Perinotto, busca criar diretrizes estratégicas para usar o audiovisual brasileiro como ferramenta para promover o turismo internacional. O estudo prevê um diagnóstico das film commissions, levantamento de boas práticas e estudos de caso para analisar o perfil do turista cinematográfico. O resultado será um guia estratégico e recomendações para a Embratur, alinhadas ao Plano Brasis, para reforçar a marca-país e a experiência turística através de filmes e séries.



Source link

Mais recentes

Universo Produção e Embratur anunciam premiação para os filmes vencedores da Mostra Aurora e Olhos Livres da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

O que o trade espera da temporada 2025/2026 de cruzeiros?

Rodovia no Maranhão conecta Lençóis Maranhenses ao Delta

Na Next Shipping, bônus de até 18 salários ou viagem internacional

The Cavern Club chega ao Brasil

Embratur combina BTM e famtour para impulsionar turismo italiano no Nordeste com sinergia de ações

PUBLICIDADE

Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1

Fique por dentro do turismo!

Fique por dentro de tudo!

Inscreva-se e receba as principais atualizações do turismo no Brasil.

Siga-nos

Facebook-f Instagram
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico

Todos os direitos reservados. Var Marketplace © 2024

Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Rolar para cima
Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
Facebook Instagram