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Turismo internacional injeta R$ 29 bilhões na economia brasileira

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O turismo internacional segue em alta no Brasil. De janeiro a agosto de 2025, visitantes de outros países deixaram R$ 29,1 bilhões (US$ 5,448 bilhões) no país, em gastos com hospedagem, alimentação, transporte, lazer e compras. O resultado representa um crescimento de mais de 11% na comparação com o mesmo período de 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Banco Central e analisados pelo Ministério do Turismo.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur 

O volume reforça o desempenho recorde de entradas de estrangeiros: mais de 7 milhões de viajantes já chegaram ao Brasil até setembro. De acordo com a análise do ministério, as receitas do turismo ficaram atrás apenas dos serviços de negócios entre os 11 segmentos avaliados.

“O setor turístico se tornou, definitivamente, protagonista para a economia do Brasil. As receitas crescem mês após mês, refletindo o resultado de ações do governo federal para consolidar o turismo como um dos principais setores econômicos do país”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Em agosto, o ritmo de crescimento se manteve. Apenas nesse mês, os visitantes internacionais injetaram US$ 565 milhões na economia, acima dos US$ 555 milhões registrados em agosto de 2024.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a relevância do setor para a geração de empregos e renda. “São bilhões de dólares que os visitantes estrangeiros deixam no mercado brasileiro anualmente e isso significa a movimentação de toda uma cadeia produtiva, com crescimento de micro e pequenos empresários e, principalmente, emprego e renda sendo gerados e mantidos para milhares de brasileiros que atuam na atividade turística”, pontuou.

Plano Brasis

Para sustentar o avanço, o governo aposta no Plano Brasis, elaborado em parceria com a Embratur e o Sebrae. O documento define diretrizes de promoção internacional do Brasil até 2027, com estratégias adaptadas a cada unidade da federação e alinhadas ao Plano Nacional de Turismo 2024–2027. O objetivo é posicionar o país como destino de experiências autênticas e sustentáveis, estruturando ações, programas e projetos para os próximos anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur



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