21/10/2025 – A Embratur convidou sete operadores de turismo da Itália para rodadas de negócios na feira Brazil Travel Market (BTM), em Fortaleza (CE). O grupo está no estado a convite da Agência, em parceria com o Sebrae, para a Experience Brasil Famtour Rota das Falésias, viagem de familiarização percorrendo destinos cearenses e potiguares. Integrados ao programa de compradores da feira, os convidados participaram de encontros de relacionamento com 10 representantes do trade turístico brasileiro, ao lado de outros operadores internacionais da Colômbia, Espanha e Paraguai.
A presença dos operadores no evento permitiu a geração de negócios com o setor de turismo local. A ação conjunta com a feira amplia as oportunidades de negócios e reforça o compromisso da Embratur em posicionar o Brasil como um destino competitivo no cenário internacional. Os operadores italianos chegaram nesta quarta-feira (22), estão percorrendo destinos como Aquiraz, Fortim e Aracati, no Ceará, e Macau, Galinhos e São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. A viagem se estende até 1º de novembro.
“Estamos conectando quem vende o turismo na Itália com o nosso trade turístico. Ações como o Experience Brasil Famtour, combinadas com a força de feiras como o BTM, são um caminho acertado, eficaz, para mostrar a diversidade do nosso país, gerar negócios e garantir que o Brasil siga crescendo como destino preferencial na América Latina”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“Em parceria com o Sebrae, nós estamos mostramos um Brasil autêntico e preparado para receber um turista que valoriza a sustentabilidade e a cultura local. Esta iniciativa fortalece a cadeia produtiva do turismo na Rota das Falésias, gerando emprego e renda a partir da promoção internacional”, acrescentou Freixo.
“Este trabalho faz parte de uma estratégia que está sendo desenvolvida em várias frentes. Com isso, estamos evidenciando as potencialidades do Brasil, que vem da criatividade do nosso povo, dos aspectos culturais únicos e do empreendedorismo. Os pequenos negócios estão presentes em toda cadeia produtiva do turismo e representam mais de 95% das empresas do setor”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Muitos Brasis
Entre os profissionais italianos, Fabrizia Fanelli, da empresa Daydream, destacou a importância da rodada de negócios conjugada com a famtour. “Penso que é uma excelente oportunidade para nós visitarmos a BTM. Tivemos a possibilidade de falar sobre o Brasil, descobrir as diferenças e ter uma visão mais ampla do que significa estar aqui para organizar um itinerário particular. Acho que é uma grande oportunidade de vender o Brasil em uma visão maior e de encontrar novas rotas”, disse.
Para a também operadora Alessia Lupo, da Travel Experience T.O, a famtour está trazendo uma visão mais diversificada de Brasil para os convidados. “Sempre vendemos o Brasil com itinerários mais clássicos, como o tour Rio, talvez o Pantanal. Neste particular, pude começar a saborear uma visão diferente, uma parte diferente a ser integrada à minha visão do Brasil. E em particular, durante a rodada de negócios, penso que foi interessante ter várias outras opções do que o país pode ser. No final das contas, [o Brasil] é realmente muito grande”, refletiu.
“Este encontro me serviu para ter um panorama mais abrangente do que é o Brasil. Porque não é sempre o mesmo Brasil. É um país realmente vasto, e estou realmente contente por descobrir essa outra parte”, acrescentou Alessia Lupo.
Convidados estratégicos
Ao mesmo tempo que promoveu estados do Nordeste (Ceará e Rio Grande do Norte) de forma integrada, a Experience Brasil Famtour Rota das Falésias apresentou, para os operadores Italianos, um roteiro diverso e com mais de 200 quilômetros de paisagem, cultura e história no litoral brasileiro. Com a ação, a Embratur aumenta a oferta de destinos brasileiros no mercado italiano, possibilitando a geração de novos negócios, com foco nos segmentos de Sol e Praia, Cultura e Ecoturismo.
A escolha da Itália considera o perfil do turista, que busca, em grande parte, experiências em natureza e cultura. O país europeu é o nono maior emissor de turistas do mundo, e o Brasil é o principal destino na América Latina para este público. Em 2024, o Brasil recebeu 154 mil italianos, um aumento de 19,4% em relação a 2023. A conectividade aérea com hubs europeus para Fortaleza e Natal facilita o acesso à região.