Ir para o conteúdo
  • Var
  • Seja um redator
  • Contato
  • Var
  • Seja um redator
  • Contato
Facebook Instagram

MENU

Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1
  • Notícias e Atualizações

Embratur lança guia oficial com IA para o turista aproveitar o melhor da cidade durante a COP30

PUBLICIDADE


4/11/2025 – Em uma ação inédita voltada à hospitalidade e à sustentabilidade digital, a Embratur lança, por meio do EmbraturLAB, o “What’s UP, Belém?”, um guia turístico interativo que utiliza Inteligência Artificial para qualificar a experiência de visitantes durante a COP30, em Belém (PA). A ferramenta, disponibilizada a partir desta terça-feira (4), funcionará como o canal oficial de informações turísticas sobre a cidade durante o evento.

Desenvolvido pela Agência e a startup SmartTalks.ai, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA) , o agente de IA conversacional multilíngue interage em tempo real com os usuários, oferecendo informações precisas, verificadas e georreferenciadas sobre logística, segurança, transporte, cultura, gastronomia e turismo sustentável. 

O canal  será o WhatsApp, o que dispensa o download de aplicativos. Para acessar a assistente,  QR Codes estão distribuídos em pontos estratégicos, como Centros de Atendimento ao Turista (CATs), totens informativos e postos de hospitalidade da COP30. 

Para compor a base de informações do agente conversacional, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou uma ampla identificação da oferta turística de Belém. O levantamento reuniu dados sobre atrativos culturais, serviços, equipamentos turísticos, garantindo que o conteúdo oferecido pela ferramenta seja preciso, atualizado e representativo da diversidade local. Para esse trabalho foi utilizado o aplicativo desenvolvido pela UFF em parceria com a Embratur no Projeto de Identificação da Oferta Turística da Cidade do Rio de Janeiro. Este passo foi  essencial para assegurar que o “What’s UP, Belém?” reflita a identidade amazônica e contribua para uma experiência turística mais autêntica e qualificada durante a COP30.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o “What’s UP, Belém?” foi desenhado para ser acessível e fácil de usar. “O grande diferencial do “What’s UP, Belém?” está na confiabilidade do conteúdo. Todo o inventário de informações turísticas, culturais e de serviços passa por um processo de curadoria e validação acadêmica conduzido pela UFF e UFPA. Com a leitura dos QR Codes, o sistema também utilizará georreferenciamento, permitindo respostas personalizadas conforme a localização do visitante, como, por exemplo, ‘o que há perto de mim?’”,  explicou.

Em Belém, os visitantes poderão acessar o serviço por meio de QR Codes.  O chat também está integrado a portais oficiais da COP30, da Polícia Federal, da Receita Federal e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Além disso, o agente conversacional foi estruturado com filtros de ESG e acessibilidade, possibilitando que a Inteligência Artificial responda a consultas complexas, como: recomende um restaurante acessível para cadeirantes, próximo ao local da COP30, que tenha práticas sustentáveis comprovadas.

Para o coordenador do projeto na UFF, Professor Carlos Alberto Lidizia, o sistema é um espaço de promoção de uma experiência turística respeitosa. “A parceria com a EmbraturLAB representa um avanço no uso da tecnologia aplicada ao turismo. É um passo importante para transformar a experiência do turista em um encontro mais acolhedor com nossos territórios. O “What’s UP, Belém?” deixa também um legado de inovação ao ampliar o acesso à informação e gerar conhecimento sobre o comportamento dos visitantes”, declarou. 

Para a Diretora da Faculdade de Turismo da UFPA, Dra. Silvia Cruz, a parceria foi uma ação positiva onde todos ganharam com o projeto. “A parceria oportunizou não apenas o uso de tecnologias para garantir informações fidedignas aos visitantes,  mas foi fundamental para o desenvolvimento acadêmico e pedagógico dos discentes do curso de Turismo,  que puderam exercitar as metodologias de pesquisa em Turismo,  e o conhecimento prática das tecnologias informacionais da plataforma para apresentação do assistente”, disse.

Clarissa Santigo, CEO e fundadora da SmartTalks.ai, se diz honrada em poder fazer parte desse projeto tão significativo para o Brasil e para o mundo. “Estar presente na COP 30 é um orgulho muito grande, afinal, somos uma empresa brasileira e de tecnologia proprietária de última geração. Desde 2016, ajudamos a promover o turismo brasileiro e a proporcionar experiências relevantes para as pessoas por meio da tecnologia”, afirmou.

O assistente pode ser acessado através do link: https://linkstt.us/1761739720252

Sustentabilidade

Durante a COP30, o foco das informações será em logística, segurança, transporte e serviços, com atenção especial ao turismo de base comunitária e às experiências alinhadas aos princípios ESG. A iniciativa também permitirá à Embratur coletar dados sobre o perfil e as demandas dos visitantes, fortalecendo políticas públicas e ações de promoção turística voltadas à sustentabilidade.

Marcelo Freixo ressaltou que o projeto reforça o papel da Embratur como indutora de inovação e sustentabilidade no turismo brasileiro. “A COP30 é a maior vitrine que o Brasil terá para mostrar ao mundo seu compromisso com o meio ambiente e sua capacidade de organização. O “What’s UP, Belém?” é uma resposta da Agência a esse desafio com uma tecnologia a serviço da hospitalidade, do combate à desinformação e da promoção de um turismo autêntico e responsável”, afirmou.

COP30

Marcada para ocorrer em Belém (PA), dos dias 10 a 21 de novembro de 2025, a COP30 será palco de um dos principais debates globais sobre o futuro do nosso planeta. Oficialmente, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima tem um significado profundo ao trazer, pela primeira vez, as discussões climáticas para o coração da Amazônia. A escolha de Belém destaca a urgência em focar nas soluções baseadas na natureza, na proteção da biodiversidade e no conhecimento dos povos tradicionais para enfrentar a crise climática.

Rio de Janeiro

Além de Belém (PA), o sistema também será implementado no Rio de Janeiro (RJ), o destino turístico mais consolidado do país. A iniciativa tem como objetivo estabelecer um modelo de destino inteligente em sintonia com as principais tendências globais de uso da tecnologia para o turismo. 

No Rio, o sistema será chamado de “What’s UP Rio” e atuará como um canal digital de hospitalidade e informação, integrando dados oficiais sobre atrações turísticas, transporte, segurança, saúde e eventos culturais. A proposta é otimizar a experiência do visitante e fortalecer a gestão do destino por meio da coleta e análise de dados, ampliando o legado do projeto e posicionando o Brasil como referência em inovação turística.



Source link

Mais recentes

Bancorbrás adota maior proximidade no suporte ao viajante

Em webinar comemorativo, Embratur debate afroturismo como eixo central da promoção internacional

Primeiro dia do Festuris 2025 chega ao fim, veja fotos

Paulo Atzingen é homenageado com o título de “Amigo do Festuris”

Chubut é apresentada ao turismo brasileiro

Embratur lança guia oficial com IA para o turista aproveitar o melhor da cidade durante a COP30

PUBLICIDADE

Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1

Fique por dentro do turismo!

Fique por dentro de tudo!

Inscreva-se e receba as principais atualizações do turismo no Brasil.

Siga-nos

Facebook-f Instagram
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico

Todos os direitos reservados. Var Marketplace © 2024

Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Rolar para cima
Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
Facebook Instagram