27/11/2025 – “Turismo não é só sobre quem viaja. É sobre quem recebe.” A frase do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, sintetiza a mensagem do vídeo lançado pela Agência para celebrar o recorde de 8 milhões de turistas estrangeiros no Brasil em menos de 11 meses. A peça audiovisual postada no perfil da Agência no Youtube e no hotsite criado para marcar a conquista revela como essa atividade econômica transforma a visão de mundo de turistas internacionais, mas também de quem encontrou no ofício uma oportunidade, um emprego e um modo de vida.
O vídeo “8 MILHÕES: Recorde no turismo estrangeiro é o orgulho de um país inteiro” mostra como a atividade turística mudou a vida de brasileiros que, por sua vez, ao receberem os turistas internacionais nos mais diversos destinos, impactam a visão desses visitantes. Um dos entrevistados é o indígena da etnia Pataxó e artesão Pacari. “[O turismo] é como eu mantenho minha família, minha filha de 5 anos. É através do artesanato que eu consigo pagar o estudo pra ela, manter a minha casa e minha vida”, conta.
A peça audiovisual também mostra empresários que encontraram no turismo um caminho para empreender, um jovem que começou a estagiar e encontrou na atividade econômica um caminho para si, mas também estrangeiros como o costarriquenho Saúl Chaves e a italiana Elisabetta Di Bartolomeo. “Acredito que o turismo, contando histórias, pode fazer isso, conectar as pessoas com culturas diferentes”, afirma Chaves. “Eu acho que quando eu voltar para casa, para a Itália, ou para outros países, esse momento [no Brasil] fará parte de mim”, confessa Elisabetta.
Como parte das comemorações, a Embratur instalou dois turistômetros no país, sendo um em Brasília e outro em Copacabanca, no Rio de Janeiro, e um contador online que permite que qualquer cidadão possa acompanhar os números de entrada de turistas internacionais a todo instante. A iniciativa traz como mensagem principal “o Recorde no turismo estrangeiro é o orgulho de um país inteiro”. Peças da campanha contam histórias de pessoas reais, que trabalham em diferentes atividades do setor turístico no Brasil, destacando o impacto do turismo internacional para o desenvolvimento social e para a economia do país, gerando emprego e renda para milhares de famílias.
Junto às comemorações do marco dos 8 milhões de turistas internacionais no Brasil, a Agência lançou o Prêmio Embratur Visit Brasil, que vai homenagear instituições e personalidades que contribuíram para fortalecer a imagem do país no cenário global.
O presidente da Embratur explica porque o turismo é sobre quem recebe. “A gente diz que turismo é sobre quem recebe, porque entende que é uma atividade econômica que precisa tornar melhor o lugar que a gente vive. Não existem dois Brasis, um para o turista e outro para quem nasceu aqui. É um só. E só vai ser bom para quem nos visita se for bom pra quem recebe esse visitante, se for sustentável, gerar desenvolvimento, emprego e renda. Quem vem de fora conhecer os nossos destinos está nos ajudando a construir o país que eles escolheram visitar”, afirma Marcelo Freixo.