04/12/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, nesta quinta-feira, no Ministério do Turismo, da 66ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo, com representantes do trade turístico de todo o país. No encontro, Freixo fez uma breve retrospectiva do trabalho da Embratur e destacou ao Conselho os números recordes na entrada de turistas internacionais e de dólares deixados por esses visitantes no Brasil. Para ele, essas conquistas são fruto do trabalho de todo o setor.
O Brasil, conforme lembrou Freixo, ultrapassou a marca de 8 milhões de turistas internacionais em pouco mais de 10 meses, com a expectativa que termine o ano com mais de 9 milhões de visitantes de outros países. Os viajantes estrangeiros também injetaram, de janeiro a outubro, US$ 6,617 bilhões na economia do país. Segundo publicação do Banco Central, esse valor representou um crescimento de 10,19% em relação ao mesmo período de 2024.
Para Freixo, é o momento de consolidar os recordes e transformar as marcas atingidas em uma constante. “Esse é o maior desafio que a gente tem. Até 31 de dezembro, nós vamos chegar aos 9 milhões de turistas internacionais, o que tem que ser celebrado, tem que ser comemorado, porque é uma vitória de todos, é uma vitória do trade, é uma vitória de quem está na na ponta. O Brasil tinha a régua de até o ano passado de 6.77 milhões. Isso é fruto de um trabalho conjunto, e de muita competência”, lembrou.
Freixo destacou a importância do trabalho da Agência nesse cenário. “Não foi um ano com a Copa do Mundo, não foi um ano com eventos que pudessem supostamente somente justificar o grande ingresso de estrangeiros no Brasil. Então, a gente precisa entender que nós chegamos a 9 milhões por uma série de razões. Entre elas, a nossa capacidade de atendimento, de escuta de demanda, como a gente pode atender, como o poder público se relaciona com o privado, porque o Brasil é muito diverso. E aí, eu queria ressaltar a importância da equipe da Embratur”, disse o presidente da Embratur.
O ministro do turismo, Celso Sabino, participou da Reunião do Conselho Nacional do Turismo por meio de um vídeo em que celebra os recordes. “Os avanços se estendem também ao nosso mercado interno. De janeiro a setembro de 2025, segundo a ANAC, 74 milhões de viajantes embarcaram em voos nacionais. O Brasil assiste a taxa de desemprego atingir o menor nível da história, 5,4%. E o turismo contribui fortemente para criar oportunidade de trabalho digno e melhorar a renda que tem possibilitado que muitos brasileiros viajem pelo país”, afirmou.
“O mundo já reconhece o nosso esforço, bem com uma nova imagem do Brasil, de um país devidamente compromissado com a democracia, a diversidade, a inclusão social, a sustentabilidade e a paz mundial. O progresso que celebramos é fruto de uma premissa fundamental do governo do presidente Lula, a parceria estreita e o diálogo permanente com os vários atores do turismo brasileiro. A exemplo das senhoras e dos senhores”, agradeceu o ministro.
Destaque internacional
O gerente de Inteligência de Dados e Competitividade da Embratur, Fábio Montanheiro, também participou da reunião e frisou que o crescimento do turismo internacional no Brasil chamou a atenção do mundo. “O balanço do turismo internacional no Brasil é muito positivo. Inclusive o relatório da ONU Turismo que saiu recentemente e veio coroar esse desempenho do turismo internacional aqui do Brasil. Em relação ao ano passado, é o país que mais cresceu no volume de turistas internacionais em todo mundo”, apontou.
“Isso é um trabalho de todo o Conselho Nacional de Turismo, porque os representantes do Conselho, que estão na ponta, trabalhando diretamente com o atendimento aos turistas, nos hotéis, nos restaurantes, com os turismólogos, com os guias, com os projetos no e experiências turísticas nos destinos”, destacou o gerente.