Ir para o conteúdo
  • Var
  • Seja um redator
  • Contato
  • Var
  • Seja um redator
  • Contato
Facebook Instagram

MENU

Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1
  • Inovação no Turismo

Adrian Ursilli fala sobre inovação e expansão da MSC no Brasil

PUBLICIDADE


Com a liderança consolidada na América do Sul, a MSC Cruzeiros avança com uma temporada 2025/2026 promissora, marcada pela maior frota já posicionada na região — cinco navios, quatro deles com embarques no Brasil, além de novos portos como Balneário Camboriú e itinerários inéditos rumo ao Nordeste. Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, Adrian Ursilli, diretor geral da companhia no Brasil, revela os bastidores desse crescimento contínuo, os desafios da infraestrutura portuária, e a importância da nova legislação para o setor.

Ursilli também detalha as estratégias que têm impulsionado o interesse do público brasileiro por cruzeiros, o papel crescente dos roteiros temáticos e corporativos, e os investimentos robustos da MSC em tecnologia verde e sustentabilidade ambiental. A entrevista traça um panorama aprofundado sobre o futuro dos cruzeiros no Brasil, reforçando a vocação da companhia em oferecer experiências completas, acessíveis e inovadoras no universo marítimo.

por Paulo Atzingen e Gabriel Emídio com REDAÇÃO E EDIÇÃO DO DT

SINOPSE E TENDÊNCIAS

DIÁRIO – Faça uma sinopse da temporada 2024/25 no Brasil, em termos da evolução da MSC Cruzeiros no mercado em que atua.

Tivemos um resultado extremamente positivo na temporada 2024/2025, com a movimentação de 603.500 hóspedes em cruzeiros pela América do Sul, reafirmando nossa liderança no mercado brasileiro e sul-americano.

O mercado nacional tem se mostrado bastante positivo, temos observado que cada vez mais brasileiros procuram cruzeiros como opção de férias completas. Esses resultados reforçam a posição consolidada da MSC Cruzeiros como líder no mercado sul americano e refletem a confiança do público na Companhia, que segue oferecendo experiências completas e de alta qualidade em seus cruzeiros pela região.

DIÁRIO – Qual o comportamento e as perspectivas que se desenham para a temporada 2025/26?

A temporada 2025/2026 terá início no dia 26 de outubro, com o MSC Preziosa, e estamos confiantes de que será um grande sucesso. Traremos a maior frota da temporada, serão cinco navios na região, sendo quatro com embarques no Brasil: MSC Preziosa, MSC Seaview, MSC Armonia e MSC Sinfonia. Além deles, o MSC Fantasia terá embarques na Argentina, com escalas em diversos destinos brasileiros trazendo milhares estrangeiros para conhecer o país.

Ampliaremos nossa oferta de portos de embarque, com a inclusão de Balneário Camboriú, que pela primeira vez receberá embarques da nossa Companhia.

Na próxima temporada, seremos a única companhia a oferecer itinerários regulares para o Nordeste do Brasil, o destino favorito dos brasileiros. A programação também contará desde cruzeiros de 3 noites até mais longos, de 8 noites, pelo Sudeste, Sul e Nordeste, além daqueles rumo à Argentina e Uruguai.

Estamos preparados para mais uma temporada de sucesso, com uma operação estruturada para oferecer experiências completas de férias, atender diferentes perfis de viajantes e reforçar ainda mais nossa liderança no país e na América do Sul.

DIÁRIO – Como analisa a tendência dos negócios em relação aos cruzeiros temáticos?

Os cruzeiros temáticos, especialmente os de produções musicais, continuam em alta e atraindo grande público. Paralelamente, temos ampliado significativamente nossa atuação com fretamentos corporativos e grupos organizados, o que demonstra como o setor está se
diversificando e se adaptando às novas demandas.

Essa frente de negócios tem ganhado cada vez mais relevância por atender diferentes perfis de viajantes e oferecer experiências personalizadas e memoráveis, tanto no lazer quanto no ambiente corporativo. Empresas de diversos segmentos têm buscado nossos navios para realizar eventos, viagens de incentivo, premiações e confraternizações — seja por meio do fretamento completo das embarcações ou da reserva de espaços dedicados a grupos menores.

Essa atividade estratégica fortalece o relacionamento das marcas com seus públicos de interesse e ainda funciona, muitas vezes, como porta de entrada para novos cruzeiristas. Além disso, nossos navios também são palco para celebrações sociais, como casamentos, aniversários, bodas e festas de debutantes, demonstrando a versatilidade do produto para diferentes ocasiões e públicos.

A proposta de roteiros focados em experiências específicas vem ganhando cada vez mais espaço, reforçando a capacidade dos cruzeiros de se adaptar às novas demandas do mercado e se consolidar como uma das formas mais completas e atrativas de proporcionar momentos únicos.

MSC Preziosa (Crédito: MSC – divulgação)
Adrian Ursilli
MSC Sinfonia (Crédito: MSC – divulgação)

INFRA-ESTRUTURA E LEGISLAÇÃO

DIÁRIO –  De que portos brasileiros partem os navios da armadora, na temporada 2025/26?

Na temporada 2025/2026, a MSC Cruzeiros contará com seis portos de embarque no Brasil. A grande novidade será a estreia de Balneário Camboriú, ampliando a presença da companhia na região Sul. Os portos de embarque serão: Santos, Rio de Janeiro, Itajaí, Balneário Camboriú, Salvador e Maceió.

DIÁRIO – Como a MSC Cruzeiros recebeu a sanção recente da Lei 14.978/2024, que altera e atualiza a Lei Geral do Turismo?

A MSC Cruzeiros considera que a sanção da Lei 14.978/2024 um importante avanço para o turismo brasileiro, pois promove a harmonização das normas e fortalece o papel das agências de turismo, o que beneficia diretamente o setor de cruzeiros.

Acreditamos que essa atualização da Lei Geral do Turismo cria um ambiente regulatório mais claro e eficiente, favorecendo o desenvolvimento do turismo no país.

Ainda assim, ressaltamos a importância de que temas essenciais, como infraestrutura portuária, regulação específica para cruzeiros e competitividade operacional, continuem sendo prioridades para garantir um ambiente favorável às operações e crescimento sustentável do setor.

DIÁRIO – Como funciona a política de contratação e gestão de Recursos Humanos em toda a operação da armadora?

As vagas para trabalhar nos navios de cruzeiros MSC, para diversas áreas de atuação a bordo, são divulgadas diretamente pela MSC Cruises, matriz global da Companhia, com sede em Genebra, na Suíça, já que se trata de contratos internacionais, de acordo com a Convenção Internacional do Trabalho, refletindo o alcance mundial e a diversidade de nacionalidade que caracterizam nossas operações.

As pessoas interessadas em trabalhar com a MSC Cruzeiros podem procurar as vagas disponíveis na página https://careers.msccruises.com/gb/ene e no perfil oficial da MSC Cruises no LinkedIn.

Nesses canais, são divulgadas vagas tanto para os escritórios quanto para trabalho a bordo. A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC tem como compromisso o engajamento e desenvolvimento de seus colaboradores e com a equidade na força de trabalho, hoje composta por mais de 140 nacionalidades.

DIÁRIO – Considera satisfatória a infraestrutura portuária brasileira para os objetivos e metas da MSC Cruzeiros?

Apesar dos números recordes nas últimas temporadas e do grande interesse do público brasileiro em realizar férias em alto-mar com a MSC, ainda enfrentamos desafios importantes que fazem com que o Brasil perca competitividade no âmbito global do setor de cruzeiros, especialmente em relação à infraestrutura limitada e aos altos custos operacionais. Por isso, temos atuado em conjunto com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, a CLIA Brasil, e autoridades locais para buscar soluções e criar melhores condições para o contínuo desenvolvimento sustentável do setor no país e na região. Acreditamos no potencial do mercado brasileiro e seguimos totalmente comprometidos com o país.

Adrian Ursilli
MSC Seaview (Crédito: MSC – divulgação)
Adrian Ursilli
MSC Armonia (Crédito: MSC – divulgação)

SUSTENTABILIDADE

DIÁRIO – Inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental: como andam os investimentos e providências da companhia para o avanço qualitativo desse binômio?

A sustentabilidade está no centro da nossa estratégia e seguimos comprometidos em adotar medidas concretas que contribuam para um futuro mais responsável. Temos um Plano de Transição Energética que é nosso guia para alcançar a meta de zero emissões líquidas de gases de efeito estufa nas operações marítimas até 2050, e já conquistamos avanços importantes nesse caminho — até 2024, reduzimos em 38,9% a intensidade de carbono em toda a frota, em comparação com 2008.

Já estamos adquirindo uma variedade de combustíveis renováveis, incluindo Bio-GNL, como parte da nossa estratégia de mix de combustíveis para viabilizar o alcance das metas em 2050.

Também estamos investindo em tecnologias que tornam nossas operações cada vez mais eficientes, desde sistemas inteligentes de economia de energia até o uso de conexão elétrica em terra, que reduz as emissões enquanto o navio está atracado. Informações adicionais podem ser consultadas no nosso Relatório de Sustentabilidade de 2024 publicado em nosso website.

DIÁRIO – As novas tecnologias de propulsão verde e soluções de eficiência energética constituem prioridades da visão estratégica da MSC Cruzeiros?

Estamos investindo ativamente em pesquisa e desenvolvimento, com foco no desenvolvimento de novas tecnologias para navios. Entre as iniciativas que refletem esse compromisso estão a utilização das mais recentes ferramentas digitais (incluindo Oceanly Performance e OptiCruise) para otimizar itinerários, além de retrofits de economia de energia nos sistemas HVAC, iluminação LED, otimização do trim e melhorias no casco. Juntas, essas iniciativas de eficiência energética economizaram cerca de 16.000 toneladas de combustível e 50.000 toneladas de emissões de CO2 em 2024.

Também temos trabalhado para aumentar o uso da conexão à energia elétrica proveniente de terra, sistema que permite desligar os motores principais enquanto o navio está atracado, reduzindo as emissões e melhorando a qualidade do ar nos portos. Em 2024, nossos navios realizaram 142 escalas em portos com conexão à energia elétrica proveniente de terra (shore power), contra 44 em 2023. Isso reduziu as emissões nos portos e melhorou a qualidade do ar local em 12 portos ao redor do mundo.

A disponibilidade de combustíveis de fontes renováveis é fundamental para alcançar zero emissões líquidas. A disponibilidade de combustíveis de fontes renováveis é fundamental para alcançar zero emissões líquidas. Embora esses combustíveis já existam, é necessário ampliar sua produção para garantir sua viabilidade comercial, tanto em termos de disponibilidade quanto de custo. É necessário um esforço conjunto e coordenado entre governos, produtores de combustíveis e outras organizações públicas e privadas para criar a infraestrutura adequada e a escala necessária para os renováveis.

Adrian Ursilli
Uma das piscinas do MSC Sinfonia (Crédito: MSC – divulgação)
Adrian Ursilli
Piscina borda infinita do MSC Preziosa (Crédito: MSC – divulgação)

MAIS BRASILEIROS

DIÁRIO – Na sua opinião, o que poderia ser feito para o viajante brasileiro experimentar mais e melhor as oportunidades de realizar um cruzeiro marítimo?

O brasileiro tem buscado cada vez mais por viagens em alto-mar, reconhecendo os cruzeiros como uma forma prática, confortável e completa de viajar. Essa tendência positiva mostra que há um interesse crescente, mas ainda há espaço para ampliar o acesso e a familiaridade com esse tipo de produto.

Para que o viajante brasileiro possa experimentar mais e melhor as oportunidades de realizar um cruzeiro marítimo, é essencial continuar investindo em ações de marketing, propaganda e comunicação, além do forte trabalho que temos com os agentes de viagens parceiros por meio de treinamento, capacitações, visitas e eventos. Viajar com a MSC Cruzeiros permite conhecer diferentes destinos em uma única viagem, sem a necessidade de desfazer as malas diversas vezes, enquanto se aproveita uma estrutura completa a bordo — com gastronomia internacional, entretenimento para todas as idades, bem-estar e atendimento de excelência.

Outro ponto importante é tornar o acesso cada vez mais simples e conveniente. Hoje, os hóspedes podem escolher tarifas que se adequam ao seu estilo de viagem e orçamento, com a facilidade de pagamento em reais e a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes, sem variação cambial. Isso reforça a percepção de excelente custo-benefício dos cruzeiros em comparação com outros tipos de viagens, já que ao adquirir suas férias a bordo, o hóspede já conta com todas as refeições incluídas, entretenimento completo, infraestrutura e serviços de alto padrão, além de visitar diversos destinos em uma única viagem.

Além disso, a ampliação dos portos de embarque pelo Brasil e a presença constante da marca nas agências de viagens contribuem para a capilaridade da oferta e maior visibilidade no dia a dia do consumidor.

Com ações focadas em acessibilidade, personalização e comunicação clara, seguiremos incentivando o crescimento do mercado de cruzeiros no Brasil e ampliando as oportunidades para que cada vez mais brasileiros descubram e experimentem férias em alto mar.

LEIA TAMBÉM:

O MSC Preziosa e seu lá maior, ao se despedir de Santos – por Paulo Atzingen*

DIÁRIO de um cruzeirista confinado (3)

 



Source link

Mais recentes

Universo Produção e Embratur anunciam premiação para os filmes vencedores da Mostra Aurora e Olhos Livres da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

O que o trade espera da temporada 2025/2026 de cruzeiros?

Rodovia no Maranhão conecta Lençóis Maranhenses ao Delta

Na Next Shipping, bônus de até 18 salários ou viagem internacional

The Cavern Club chega ao Brasil

Embratur combina BTM e famtour para impulsionar turismo italiano no Nordeste com sinergia de ações

PUBLICIDADE

Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1

Fique por dentro do turismo!

Fique por dentro de tudo!

Inscreva-se e receba as principais atualizações do turismo no Brasil.

Siga-nos

Facebook-f Instagram
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico

Todos os direitos reservados. Var Marketplace © 2024

Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Rolar para cima
Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
Facebook Instagram