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Brand Storm – o poder das marcas, uma resenha

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Até bem pouco tempo minha admiração e conhecimento sobre a existência de publicitários brasileiros se restringia a poucos nomes: Washington Olivetto e Nizan Guanaes. No entanto, a última semana de junho ampliei meu rol e respeito e aqui acrescento dois outros nomes. Embora eles não sejam publicitários por formação, me deixaram absolutamente boquiaberto pela qualidade do trabalho que produziram. Agostinho Turbian e Toni Sando — os autores de uma obra que é, ao mesmo tempo, densa e acessível, sofisticada e didática: Brand Storm – O Poder das Marcas.

por Paulo Atzingen, de São Paulo*

Embora o livro lembre um tijolo na forma, um catatau de folhas impressas e com um encarte externo servindo de sobrecapa, ele é de uma fluidez e leveza no conteúdo pois nos catapulta para o reino dos pensadores publicitários que enxertaram asas nas marcas, associando a elas slogans, frases impactantes, gritos poéticos e até utópicos para sintetizar a essência de um produto, de uma máquina, um perfume, um carro, um troço qualquer que possa ser vendido, ou despertar sentimentos…

Publicado pela editora Innsbruck Books, o livro mergulha em cases reais, histórias inspiradoras e análises que provocam o leitor a pensar profundamente sobre o papel das marcas e dos slogans que grudaram como chiclete na mente das pessoas, no coração das gentes…

As marcas, como deixam claro os autores, não são apenas logotipos ou slogans bem elaborados. Elas são símbolos de cultura, status, memória e pertencimento (reprodução)

Os nomes dos capítulos nos convida a folhear o livro: A história por trás das marcas, O DNA das marcas, Os 12 trabalhos de Washington Olivetto, Slogans que marcaram época, Nomes que ficam na cabeça… etc. 

Na introdução do Brand Storm, Agostinho Turbian estabelece o tom: “Marcas são entidades vivas que carregam ideias, sentimentos e aspirações humanas. Elas têm o poder de contar histórias que nos tocam profundamente, refletindo valores que moldam nossa forma de ser e agir.” Essa visão humanizada da marca permeia todo o livro, que apresenta não apenas conceitos, mas também um mergulho no impacto emocional e social das marcas. Turbian, com formação em Administração pela Esan/FEI e mestrado em Liderança pela UNISA/Andrew University, escreve com clareza e autoridade, trazendo uma perspectiva que une conhecimento e sensibilidade.

Toni Sando, por sua vez, compartilha sua trajetória marcada pelo fascínio pelos slogans. “Cada slogan, mais do que palavras cuidadosamente selecionadas, carrega a essência de histórias vividas, experiências construídas com propósito e paixão”, escreve ele. Presidente executivo da Fundação 25 de Janeiro e da Unedestinos, Sando reforça o papel das marcas como pontes entre aspirações e realizações. Em suas memórias profissionais, destaca a influência de Fernando Taulois, publicitário que o inspirou desde os tempos de estagiário e que lhe revelou bastidores da criação de marcas icônicas como Bradesco, Antarctica e Embraer.

A obra é apresentada por José Roberto Maluf, diretor-presidente da TV Cultura, que resume a essência do tijolo: “Brand Storm – O Poder das Marcas revela que a publicidade eficaz não se limita a impulsionar vendas — ela se conecta com emoções, constrói identidade, inspira confiança e fidelidade. “É através da publicidade que empresas e consumidores se comunicam”, afirma.

Brand Storm – O poder das marcas
Brand Storm o poder das marcas, de Agostinho e Toni trouxe à lembrança minha própria história de consumidor criança, adolescente e adulto (Imagem: reprodução)
Brand Storm – O poder das marcas
Me colocou frente a frente com o que me foi essencial, o que me transformou e o que me foi completamente desnecessário (Imagem: reprodução)

Essencial, transformadora e desnecessária

Essa conexão emocional é um dos fios condutores da obra. As marcas, como deixam claro os autores, não são apenas logotipos ou slogans bem elaborados. Elas são símbolos de cultura, status, memória e pertencimento. Elas moldam comportamentos, inspiram estilos de vida, influenciam decisões — e quando bem geridas, se tornam patrimônios imateriais de valor incalculável.

Brand Storm o poder das marcas, de Agostinho e Toni trouxe à lembrança minha própria história de consumidor criança, adolescente e adulto. Me colocou frente a frente com o que me foi essencial, o que me transformou e o que me foi completamente desnecessário.


*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

PARA COMPRAR O LIVRO ACESSE: INNSBRUCK BOOKS

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