29/10/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu, na manhã desta quarta-feira (29), com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. No encontro, Freixo apresentou a Alckmin os números recordes do turismo e conversou sobre uma política de internacionalização da cultura brasileira para ampliar a presença do país no exterior e manter a alta nas entradas de turistas internacionais e divisas estrangeiras do setor.
O diretor de Gestão e Inovação da Agência, Roberto Gevaerd, também participou do encontro. Conforme Freixo explicou ao vice-presidente, a estratégia da Agência é buscar a sustentabilidade do crescimento do turismo internacional no país. O objetivo é provocar uma sinergia integrando a promoção turística com a internacionalização da cultura em diversas áreas. Esse foi o primeiro diálogo sobre o tema com entes estatais.
“Nós falamos sobre os nossos recordes na entrada de turistas e a importância de manter a sustentabilidade do crescimento no número de turistas. Para isso, precisamos estabelecer uma política de Estado que fortaleça essa promoção e se aproprie também de elementos da nossa cultura levando música, filmes, games e a literatura brasileira ao mercado global”, explicou Freixo.
De acordo com Gevaerd, o plano é formar um grupo de trabalho unindo a Embratur, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Ministério do Turismo (MTur), o Ministério da Cultura (MINC) e a Apex Brasil. “A gente tem que pensar como criar uma estratégia de sustentabilidade do crescimento do turismo internacional e a cultura é uma ferramenta central”, acrescentou.
Chegadas internacionais e entrada de divisas
Durante o ano de 2025, o Brasil vem registrando recordes robustos e frequentes na entrada de turistas internacionais e no dinheiro que esses turistas deixam no País. Em nove meses, o país registrou 7,09 milhões de viajantes estrangeiros nos destinos nacionais. O dado representa um aumento de 45% em relação ao mesmo período de 2024 e supera todo o ano passado, do ano passado , que já havia sido o recorde histórico, com a chegada de 6,77 milhões de turistas.
Os números são da Embratur em parceria com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo. Já em relação à entrada de divisas do turismo internacional, o registro de janeiro a setembro de 2025 foi de US$ 6,04 bilhões, valor 11,7% maior que o registrado no mesmo período de 2024 (US$ 5,4 bilhões).Os dados, nesse caso, são do Banco Central.