26/09/2025 – A Embratur participa, a partir desta quarta-feira (24) até sexta (26), do Routes World 2025, em Hong Kong. Trata-se do maior evento do mundo para o desenvolvimento de rotas aéreas. A participação da agência, em parceria com as concessionárias de aeroportos brasileiros visa promover o relacionamento e atrair novas rotas aéreas e oportunidades de negócios para o país.
O objetivo é fortalecer a imagem do Brasil como um destino preparado para o turismo internacional e fortalecer a conectividade internacional, aumentando ainda mais a entrada de turistas estrangeiros nos destinos nacionais. A expectativa é que a atual edição do Routes World conte com a participação de pelo menos 250 companhias aéreas e representantes de mais de 110 países.
O coordenador de Demanda a Transportes Multimodais da Agência, Phillipe Karat, participará de um painel sobre a construção do legado de grandes eventos esportivos. A apresentação abordará como aeroportos, companhias aéreas e destinos podem se coordenar para ampliar suas operações a partir desses grandes eventos e garantir melhores resultados e benefícios econômicos a longo prazo.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que a Agência vem trabalhando ativamente, em parceria com os ministérios de Portos e Aeroportos (MPor), do Turismo (MTur), governos estaduais e municipais, além de aeroportos e companhias aéreas, para possibilitar a ampliação da conectividade brasileira com o mundo. Uma importante iniciativa da Agência, o presidente lembram foi a criação do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI).
Lançado em março de 2024, o PATI prevê a realização de parceria público-privada com companhias aéreas e aeroportos para a ampliação no número de assentos e voos internacionais com destino ao Brasil. “Vivemos um momento histórico do turismo internacional no Brasil, registrando marcas nunca antes alcançadas, e para transformar esse movimento em tendência um dos fatores essenciais é estarmos cada vez mais conectados com mercados estratégicos para o nosso turismo”, explicou Freixo.
“É preciso tornar mais fácil que os turistas internacionais cheguem aos nossos destinos. Nós fazemos isso estreitando laços e firmando parcerias, garantindo mais voos. Para se ter uma ideia, de 2024 para 2025, a expectativa é de um aumento de 9,7% de voos internacionais”, acrescentou.
Acordo de cooperação
Em 2023, a Embratur e a Associação Aeroportos do Brasil (ABR) firmaram uma cooperação técnica para unir esforços na ampliação de voos para o Brasil, aumentando e facilitando a vinda de turistas estrangeiros ao país. Um plano de trabalho foi definido, com ações conjuntas a serem executadas em aeroportos associados à ABR. Além da oferta de voos e do número de turistas estrangeiros nos terminais brasileiros, o acordo prevê melhorias na recepção e na comunicação com os viajantes internacionais. A parceria conta com o apoio dos ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos.
A parceria entre a Embratur e a ABR para o Routes World já ocorreu nas edições de 2023 em Istambul e 2024 no Bahrein. Em 2026, o Brasil sediará o Routes Americas no Rio de Janeiro, um evento focado no continente americano. A 19ª edição vai reunir, na capital fluminense, os mais importantes tomadores de decisão desse setor nas Américas, além de dezenas de companhias aéreas, abrindo diversas oportunidades de criação de rede de contatos e novos negócios.