05/09/2025 – Integrantes do trade turístico local, gestores públicos e representantes de relacionadas ao setor se reuniram nesta sexta-feira (5), em Boa Vista, para conhecer o plano de ação proposto pelo Plano Brasis, o novo plano de marketing internacional do Brasil, para impulsionar o turismo internacional em Roraima. A Embratur, em parceria com o Sebrae e o Governo do Estado, promoveu a apresentação que apontou estratégias e mercados internacionais que podem ser explorados para que destinos roraimenses recebam mais visitantes estrangeiros.
O encontro integrou a programação do Amazontech 2025, evento de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico da Amazônia e faz parte do movimento da Embratur para percorrer as 27 unidades da federação, incentivando que a estratégia de promoção internacional dos estados e do país como um todo seja aplicada de forma integrada e colaborativa.
Os planos de ação estaduais que integram o Plano Brasis oferecem ferramentas para que os estados tomem decisões baseadas em dados e inteligência de mercado, considerando características e atrativos locais, mas garantindo uma identidade nacional na promoção.
O secretário de Cultura e Turismo de Roraima, Alex Ferreira, representou o governador do estado, Antonio Denarium, e o diretor do Departamento Estadual de Turismo (Dtur), Bruno Brito, também integrou o grupo. Do Sebrae, participou Victor Rodrigues Ferreira, da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional e Conselheiro do Sebrae Roraima e a gerente de competitividade empresarial do Sebrae, Karen Teles. Responsável pela apresentação técnica do plano, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis afirmou que o plano ajudará o estado e outras regiões do Brasil a se prepararem para uma promoção internacional dos seus destinos de forma mais assertiva.
“A gente está muito feliz, enquanto Embratur, de estar no estado de Roraima para poder de fato desenhar as ações de promoção internacional. A entrega do plano Brasis é uma entrega personalizada que a gente está fazendo em todas as unidades da federação, de maneira para que a gente tenha uma estratégia para 2026 e 2027 bastante coerente e assertiva. É a nossa entrega para ficar com esse legado, inclusive da própria gestão atual, para que o trade turístico do estado tenha a maturidade necessária para atuação no mercado internacional”, disse.
Ainda de acordo com Reis, o ecoturismo, o turismo de aventura, o turismo regenerativo, o turismo de pesca esportiva e o turismo de negócios são alguns segmentos com boa demanda no mundo para o estado. “A nossa sugestão e a nossa provocação é quais são, de fato, os mercados, os países interessados nesses produtos. E aí, quais são as relações comerciais que têm que ser construídas para isso poder acontecer?”, explicou.
Karen Teles, comentou sobre o perfil de experiência de Roraima. “O Plano Brasis conta com toda uma análise de dados a respeito dessa movimentação, das predileções dos principais roteiros turísticos e o perfil desses turistas estrangeiros. A experiência aqui de Roraima é a subida do Monte Roraima, operada pela empresa Roraima Adventures, que é cliente do Sebrae no projeto turismo. A gente teve o Sebrae Roraima, o Sebrae Nacional, a Embratur e o governo de Roraima juntos apresentando o resultado desse trabalho. Mostrando para o trade como é que essa estratégia de marketing vai divulgar essa experiência internacionalmente e o que nós temos que fazer”, disse.
E Bruno Brito destacou os desafios do turismo amazônico. “É um turismo transformador, que vai ser agora o nosso farol de trabalho. Daqui pra frente nós vamos concluir diversas iniciativas voltadas ao desenvolvimento dessa promoção integrada, que envolva os estados da região norte. É o Dia da Amazônia, e o momento que apresentamos um plano de marketing internacional para o estado de Roraima, um estado da Amazônia, e queremos que essa estratégia possa reverberar em todo o mercado internacional, quebrando um pouco essa bolha para o Norte”, afirmou.
Roraima sob os holofotes
A apresentação técnica abordou temas como mercados estratégicos e segmentos com potencial de crescimento para o turismo em Roraima. Conhecida como a “Terra de Macunaíma”, a região oferece experiências em ecoturismo, turismo de aventura, etnoturismo e pesca, por exemplo. Entre as atrações, o Monte Roraima é um dos destaques, sendo considerado um dos melhores roteiros de trekking do mundo.
O roteiro faz parte do projeto Feel Brasil, iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae que reúne uma lista com 101 dos atrativos mais desejados do Brasil em 61 municípios das 27 unidades da Federação. Destas, 59% são lideradas por mulheres e mais de 80% contam com equipes inclusivas e engajamento com sustentabilidade social e ambiental. Tais destinos turísticos formam um portfólio competitivo de experiências, promovidas internacionalmente pela Agência.
Roraima está em processo de recuperação na chegada de turistas internacionais desde a pandemia de Covid-19. Em 2024, a região registrou a entrada de 10.868 turistas internacionais, número próximo ao observado em 2019, período pré-pandemia. Os principais mercados emissores de turistas internacionais que utilizaram Roraima como portão de entrada no ano passado foram, respectivamente: Guiana, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e Suriname.
Dados da ForwardKeys indicam um crescimento de 24% no volume de passagens aéreas emitidas para o estado até maio de 2025, em relação a 2024, para viagens com destino a Roraima ao longo de todo o ano. Os países com melhor desempenho percentual nas vendas de bilhetes nesse período são Chile, Estados Unidos, Uruguai, Espanha, Argentina, Portugal, Itália e Paraguai.