Ir para o conteúdo
  • Var
  • Seja um redator
  • Contato
  • Var
  • Seja um redator
  • Contato
Facebook Instagram

MENU

Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1
  • Notícias e Atualizações

Embratur apresenta Plano Brasis ao Amapá em ação para fortalecer o turismo internacional no estado

PUBLICIDADE


17/07/2025 – O Amapá tornou-se o primeiro estado da Região Norte a receber a apresentação oficial Plano Brasis, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do país. A iniciativa foi conduzida pela Embratur em uma ação conjunta com o Governo do Estado e o Sebrae. O evento, sediado no Sebrae, em Macapá, reuniu o trade turístico amapaense, empresários e gestores públicos para detalhar as diretrizes específicas de promoção do estado no mercado global.

A ação faz parte do movimento nacional da Embratur em percorrer as 27 unidades da federação para garantir que a estratégia de promoção internacional seja construída de forma colaborativa e alinhada às peculiaridades de cada região. A meta é apresentar um Brasil que, embora único, é plural em suas culturas, histórias e paisagens, com um foco na sustentabilidade e na geração de emprego e renda.

O presidente da Agência, Marcelo Freixo evidenciou que o plano é um projeto de país.  “Estamos lançando o Plano Brasis, o nosso plano de marketing que o Brasil não tinha há 20 anos, e chegou a vez de divulgá-lo aqui no Amapá. O Brasil está batendo todos os recordes de turismo, com 5,3 milhões de turistas estrangeiros de janeiro a junho, um recorde absoluto, e vai passar de 8 milhões de turistas este ano. O que queremos é que esses turistas internacionais conheçam toda a diversidade brasileira e, fundamentalmente, conheçam o Amapá e venham ver essa riqueza”, disse. 

Freixo ainda destacou o potencial turístico e a diversidade de experiências que o estado dispõe. “A Fortaleza de São José do Macapá é incrível, do século XVI, uma importante herança de Portugal, mas Macapá e o Amapá também se fortalecem pela sua história indígena e pela sua história negra. É um lugar de turismo de natureza, turismo histórico, de gastronomia e muito acolhedor. É muito importante colocar o Amapá como um dos grandes destinos do mundo na hora de visitar o Brasil, gerando emprego,  renda e uma identidade brasileira muito forte, especialmente considerando que é o estado mais preservado da Amazônia”, completou.

Presente ao encontro, o governador, Clécio Luís destacou o apoio da Embratur neste momento. “Estamos com todas as fichas no turismo, uma indústria limpa e produtiva que gera desenvolvimento, emprego e renda, mantendo os recursos em nossa terra. O Amapá tem muito a oferecer: nossa receptividade, cultura e culinária, e agora, com apoio da Embratur e do Ministério do Turismo, novas rotas que nos integram ao fluxo turístico. Uma parte crucial dessa estratégia, feita com apoio do presidente Marcelo Freixo e do senador Randolf, é a parceria com a Mangueira, que nos dará a oportunidade de desfilar o Amapá na Marquês de Sapucaí. Nossos sambas vão celebrar a Amazônia Amapaense – a Amazônia do meio do mundo, Negra, Indígena, da foz do Rio Amazonas e da fronteira com a Guiana Francesa. Tudo isso visa aguçar a imaginação das pessoas e atraí-las para conhecer nossa Amazônia única.”

A coordenadora de Comércio, Serviço e Economias de Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, ressaltou a importância das parcerias. “No presente momento, são apontadas duas situações “extremamente positivas”: uma parceria de trabalho entre o CE, a Embratur e as secretarias de estado, e o fato de que a “revolução” do turismo passará pelos produtos turísticos da região Norte. É enfatizado que a região Norte detém “o queijo e a faca na mão”, ou seja, tem uma grande oportunidade. A sugestão é que a região pode construir um modelo de desenvolvimento muito melhor do que o construído no passado no Nordeste, porque pode observar e potencializar o que de positivo deve ser feito”.

Plano Brasis

A implementação do plano ocorre em um momento extremamente positivo para o turismo no Brasil. O país bateu recordes históricos em 2024 e, nos primeiros meses de 2025, já registra um crescimento de quase 50% na chegada de turistas internacionais em comparação com o ano anterior, que já havia sido recorde.

O Amapá se insere nesta estratégia com um potencial único de atrair um turista internacional de alto valor agregado. O estado oferece experiências que vão desde a observação da pororoca no Rio Araguari, passando pela imponente Fortaleza de São José de Macapá, até a travessia para a Guiana Francesa, em Oiapoque, bem como a Expedição Parque de Tumucumaque. Esta expedição é como sair de um documentário da National Geographic e Animal Planet e viver uma experiência real. O Parque do Tumucumaque é o maior parque de floresta tropical do mundo. De janeiro a junho deste ano, o Estado recebeu 22.428 turistas internacionais, o que foi 45,58% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Esse potencial internacional de visitação turística é o grande destaque da região, apontado pelo monitor da Fortaleza São José de Macapá. “A visita e a parceria da Embratur com o estado são de suma importância para que consigamos atrair o olhar do turismo para o Amapá, especialmente após a COP. Nossa Fortaleza, por exemplo, é única, majestosa e grandiosa, e sempre de baluartes abertos para receber o turista à margem do rio Amazonas”.

De acordo com o Plano Brasis, o estado começa a figurar roteiros internacionais principalmente como parte de circuitos amazônicos integrados, seja em cruzeiros de luxo pela foz do Amazonas (focados em natureza e cultura), seja em expedições terrestres pelas Guianas. Macapá, em especial, destaca-se pelo posicionamento na linha do Equador e rica vida selvagem, atraindo a curiosidade de operadores estrangeiro.

O objetivo é através de estratégias direcionadas manter sua relevância em mercados já consolidados, atingir mercados ou perfis alternativos por meio da diversificação de segmentos e expandir o volume e manter o market share do mercado.  O Plano Brasis visa estruturar e promover esses produtos turísticos, conectando o Amapá a mercados prioritários que buscam autenticidade, sustentabilidade e contato direto com a Floresta Amazônica.



Source link

Mais recentes

O que o turismo faz para aproveitar a alta temporada? Empresas do Rio de Janeiro respondem

Prêmio Mauricio de Sousa abre inscrições para premiar inovação

Embratur e Sebrae realizam famtour e apresentam roteiro arqueológico a operadores internacionais

Os conflitos internacionais e seus desdobramentos

FBHA apoia retorno do horário de verão para impulsionar turismo

Brasil registra recorde histórico em receita do turismo internacional no 1º semestre de 2025

PUBLICIDADE

Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1

Fique por dentro do turismo!

Fique por dentro de tudo!

Inscreva-se e receba as principais atualizações do turismo no Brasil.

Siga-nos

Facebook-f Instagram
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico

Todos os direitos reservados. Var Marketplace © 2024

Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Rolar para cima
Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
Facebook Instagram