02/10/2025 – A Embratur marcou presença no WTTC Global Summit 2025, em Roma, na Itália. O tema do encontro, encerrado nessa terça-feira (30), foi “A Grande Beleza (da Viagem)”, e pela primeira vez a Agência participou do evento como membro pleno do conselho, após a adesão que aconteceu em janeiro deste ano. O World Travel & Tourism Council (WTTC) é o órgão que representa o setor privado global de viagens e turismo.
A presença da Embratur no WTTC Global Summit 2025 reforça a atuação do Brasil no cenário internacional do turismo. O encontro é um dos mais relevantes do turismo mundial e tem o país como um dos seus protagonistas. O evento abordou o momento atual da indústria mundial do turismo, que se estabiliza em um novo patamar pós-pandemia, e mostrou que viagens continuam sendo uma prioridade para os consumidores em todo o mundo, mesmo com a pressão econômica.
Ainda no contexto da busca por viagens, as discussões do WTTC Global Summit evidenciaram que os turistas valorizam cada vez mais experiências autênticas na escolha dos destinos, o que contribui ainda para que a personalização se torne um requisito básico na relação entre o turista e as experiências oferecidas.
Na prática, com encontros e participação em debates, a Embratur identificou oportunidades para criar novas parcerias para comercialização do Brasil, para rotas aéreas, facilitando o acesso de turistas estrangeiros e ampliar a presença nas discussões de inteligência. Sobre o aumento da presença do Brasil em mercados prioritários, está nos planos da Agência o fortalecimento da promoção internacional pelo softpower partir do aproveitamento de grandes eventos como a Copa do Mundo de futebol feminino FIFA Feminina em 2027.
A Embratur identificou, durante o evento, o aumento no interesse de investidores em empreendimentos hoteleiros de alto valor no Brasil, focados em segmentos de luxo e experiências autênticas. Durante a participação no summit, a Agência também falou sobre a importância da inteligência de dados e da inovação para otimizar campanhas e entender o perfil de turistas e reforçou o alinhamento dos destinos nacionais com as melhores práticas globais de sustentabilidade, indo além da pauta ambiental para incluir aspectos sociais.
O evento trouxe à pauta, ainda, os dados da mais recente pesquisa do WTTC, que posiciona o Brasil em 12º lugar no ranking das maiores economias do turismo. O estudo projeta que, neste ano de 2025, o setor movimentará cerca de 167 bilhões de dólares na economia do país.
Compromisso e oportunidade
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a participação do Brasil no WTTC Global Summit 2025 como membro pleno do conselho consolida o compromisso da Agência em posicionar o Brasil como um destino que vê o turismo como uma “atividade econômica alinhada aos desafios do século 21, promovendo o desenvolvimento sustentável e respeitando a diversidade”.
“Estamos representando o Brasil em um dos principais palcos do turismo mundial, consolidando o nosso país como líder global em turismo sustentável e inovador e também nossa atuação como membro ativo no WTTC. Com nossos números, nossos recordes, e a forma como estamos conduzindo a promoção internacional do Brasil nós nos tornamos referência e agora, o mundo quer entender o que estamos fazendo. A expectativa é aprender, fazer mais parcerias e construir mais pontes a partir de oportunidades como essa”, afirmou Freixo.
Em maio, durante o Visit Brasil Summit, no Rio de Janeiro (RJ), a vice-presidente Executiva do WTTC, Virginia Messina, destacou a expectativa internacional de que o Brasil viesse a superar uma série de recordes no setor, cenário que vem se confirmando no presente. “O Brasil está se consolidando como destino turístico em nível global. De acordo com nosso último Relatório de Impacto Econômico, projetamos que o setor de viagens e turismo do Brasil superará seu recorde histórico em todas as métricas analisadas”, disse à época.
Em entrevista durante a passagem pelo Brasil, Messina chegou a ressaltar a importância das parcerias da Embratur e do investimento em tecnologia e inovação para posicionar o país no exterior.
Sinergia e estratégia
A Embratur vem trabalhando para que o Brasil se posicione de forma alinhada às melhores práticas internacionais e com acesso a decisões estratégicas do mercado. A associação ao WTTC facilita a interlocução da Agência com CEOs de empresas globais de aviação, hotelaria, cruzeiros e tecnologia. Além disso, o conselho reúne líderes governamentais de diversos países, ampliando as possibilidades de novas parcerias com os destinos nacionais.
A Embratur, como membro do WTTC, desempenha um papel estratégico na ampliação da presença do Brasil no mercado global de turismo, atraindo parcerias e se alinhando às tendências globais. O trabalho da Agência é de contribuir ativamente em temas que moldam o futuro do turismo internacional e promover o país como um destino sustentável e competitivo.