Região do Vale dos Sertões vive novo momento com a chegada do Programa ART, que visa estruturar o turismo com base na identidade, cooperação e inteligência de mercado.
O Sertão paraibano começou a escrever um novo capítulo em sua história com a implementação do Programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART), uma iniciativa do Sebrae Paraíba, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, que tem como meta transformar todos os 223 municípios do estado em destinos turísticos organizados e atrativos até 2026 — tornando a Paraíba o primeiro estado 100% turístico do Brasil.
Na Região de Pombal – Vale dos Sertões, o programa é conduzido pela Ícone Consultoria em Turismo, por meio do consultor Sidnei Varanis, profissional com sólida trajetória em projetos de desenvolvimento turístico em territórios indígenas, quilombolas, rurais e de base comunitária.
O que é o Programa ART?
O ART é uma metodologia estratégica que atua a partir de três eixos centrais:
- Produto – identificação e qualificação de atrativos turísticos com foco em legalidade, segurança, competitividade e sustentabilidade;
- Roteiro – organização de experiências integradas e coerentes com a identidade territorial, voltadas ao acesso ao mercado;
- Governança – fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo (COMTURs), articulação regional e apoio ao ingresso e/ou avanço no Mapa do Turismo Brasileiro.
O programa promove ações práticas no território, baseadas em diagnóstico técnico, escuta ativa das comunidades e envolvimento direto dos atores locais.
Municípios mobilizados e escuta no território
Durante as três primeiras semanas de atuação, Sidnei Varanis percorreu os nove municípios do Vale dos Sertões:
São Bento, Pombal, Paulista, São Bentinho, Condado, São Domingos de Pombal, Vista Serrana, Cajazeirinhas e Malta.
A agenda foi marcada por reuniões em prefeituras, encontros com prefeitos, secretários municipais, coordenadores de turismo e empreendedores locais, além de uma ampla escuta junto às comunidades tradicionais. Um dos destaques foi a participação ativa de diversas comunidades quilombolas, entre elas Contendas, Terra Nova, Umburaninha, Vinhas e Rufinos, que receberam o Programa ART com entusiasmo e visão de futuro.
As visitas também permitiram identificar experiências locais já em andamento e outras com alto potencial de desenvolvimento turístico. Vivências como a ordenha na Fazenda Boa Vista, em Paulista, e o diálogo com comunidades ribeirinhas, como Jenipapo do Lúcio (São Bento), demonstram a riqueza do território e o protagonismo das comunidades.
Governança e adesão
Todos os nove municípios visitados manifestaram oficialmente o interesse em aderir ao Mapa do Turismo Brasileiro.
O município de São Bento, que já integra o Mapa, deu início ao processo de reestruturação de sua governança turística com o apoio técnico da consultoria, visando subir de categoria e fortalecer seu posicionamento regional.
Outros municípios, como Paulista, Condado, Pombal, São Bentinho e Vista Serrana, sinalizaram positivamente para a formalização ou reativação dos COMTURs, reconhecendo a importância da governança para o acesso a políticas públicas e ao desenvolvimento sustentável do turismo.
Próximos passos
Com a conclusão da primeira etapa do programa, foram definidos planos estratégicos preliminares para cada município, respeitando suas particularidades e potencialidades. As ações seguirão com a estruturação de produtos turísticos, formação de roteiros de experiências e apoio direto às governanças locais.
O processo contará também com suporte da VAR – Plataforma de Inteligência Turística, tecnologia desenvolvida pela Ícone Consultoria que permite o monitoramento da evolução dos destinos e a conexão com o mercado.
Compromisso com o desenvolvimento regional
A atuação da Ícone no Sertão paraibano vai além da técnica: é baseada na confiança, no diálogo e na construção coletiva. Como reforça o consultor Sidnei Varanis:
“O que estamos vivendo aqui no Sertão da Paraíba é um movimento de escuta, respeito e construção. Os desafios são reais, mas as oportunidades são ainda maiores. E o nosso lema se fortalece a cada encontro: transformando desafios em oportunidades.”
O Programa ART já está deixando suas marcas – e elas são feitas de encontros, parcerias e caminhos que se abrem para um turismo com identidade, inclusão e impacto real.



















