Ir para o conteúdo
  • Var
  • Seja um redator
  • Contato
  • Var
  • Seja um redator
  • Contato
Facebook Instagram

MENU

Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1
  • Notícias e Atualizações

Sistema de gestão desenvolvido pela Embratur é destaque no Google Cloud Summit 2025

PUBLICIDADE


10/10/2025 – O palco principal do Google Cloud Summit 2025, que acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo, contou com uma participação especial da Embratur. A convite da Google Brasil, a Agência esteve no evento para apresentar, nessa quarta-feira (10), a experiência com o desenvolvimento de um sistema próprio de gestão. A solução foi implementada pela própria equipe da Embratur utilizando a tecnologia Google AppSheet e outras ferramentas que permitem criar aplicativos, sites ou sistemas de forma simplificada.

Nomeada de “Hermes”, a aplicação é um sistema de gerenciamento que conecta o planejamento estratégico da Embratur à execução de suas despesas. Na prática, a ferramenta permite que todos os investimentos, custos e ações da Agência sejam organizados, categorizados e rastreáveis. O sistema permite visualizar as informações sob diversos recortes (financeiro, orçamentário, contábil e estratégico), além de gerar dados para a análise de resultados e apuração de indicadores de política pública, como mercados prioritários, segmentos turísticos, ferramentas de promoção utilizadas, entre outros.

Representaram a Embratur no painel, Caroline Jorge, gerente de Orçamento, Finanças e Contabilidade; Nathan Souza, gerente de Transformação Digital; Gabriel de Jesus, supervisor de orçamento e João Barros, assessor executivo júnior. Durante a apresentação, a equipe explicou a trajetória para desenvolvimento do Hermes e o processo interno de transição tecnológica pelo qual a Agência passou na atual gestão.

O Hermes foi apontado pela própria Google como um dos maiores e mais completos cases de uso da plataforma AppSheet na América Latina. O destaque vai além da ferramenta em si: enquanto o desenvolvimento sem códigos de programação costuma ser aplicado a soluções pontuais, a equipe da Embratur adotou uma abordagem estratégica e estruturada. Antes da fase de programação, foram conduzidos processos rigorosos de revisão normativa, redesenho de processos, definição do modelo de negócio e elaboração de fluxogramas. Com isso, o desenvolvimento técnico se tornou ágil e fluido, maximizando os ganhos de produtividade.

O foco principal do Hermes é o gerenciamento da execução orçamentária, o controle do planejamento e a produção de dados históricos qualificados. E embora o sistema tenha sido desenvolvido para atender às necessidades específicas da Embratur, seu modelo serve como referência para outras instituições públicas ou privadas. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, elogiou o recurso. “O diferencial do projeto está na união entre negócio e tecnologia, demonstrando que soluções personalizadas podem ser construídas por equipes dinâmicas, aproximando a gestão do processo de desenvolvimento tecnológico por meio dessas ferramentas”, destacou.

Com o lançamento do Hermes, em janeiro deste ano, a Agência passou a gerar dados estruturados, sistematizados e validados sobre a execução de sua política de promoção internacional do turismo. O diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, comparou o antigo sistema ao uso do Hermes. “Em 2023, a gestão da Embratur ainda dependia de dezenas de planilhas, o que demandava muito esforço para consolidar e interpretar informações”, lembrou.

“Dois anos depois, temos o Hermes, um sistema que conecta planejamento, orçamento e resultados em tempo real. Além de facilitar a gestão, o sistema amplia a transparência, dá mais clareza às nossas decisões e consolida a cultura de inovação que estamos construindo na Embratur”, disse.

Além dos benefícios internos como ganho de produtividade, maior eficiência na gestão e tomadas de decisões com base em dados concretos, o Hermes criou uma nova fonte de dados e informações acessíveis à sociedade. Isso permite que os investimentos da Embratur possam ser analisados, avaliados e relacionados aos resultados alcançados. “Estamos falando de uma iniciativa pioneira em transparência e inteligência institucional no setor de turismo internacional”, acrescentou Freixo.



Source link

Mais recentes

Gazin mostra na 62ª Equipotel operação de banco próprio

Brasil alcança 6,8 milhões de turistas internacionais e celebra avanço histórico – M&E

7º FNH termina em SP com reflexões estratégicas para a hotelaria

Embratur e CAF reúnem especialistas para impulsionar o segmento turístico brasileiro no mercado global

EHTL negocia fretamento com Azul e amplia oferta de lazer para 2025 – M&E

Turismo cresce 6,1% em 2025 e mantém 14 meses de alta

PUBLICIDADE

Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1

Fique por dentro do turismo!

Fique por dentro de tudo!

Inscreva-se e receba as principais atualizações do turismo no Brasil.

Siga-nos

Facebook-f Instagram
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico

Todos os direitos reservados. Var Marketplace © 2024

Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Rolar para cima
Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
Facebook Instagram