Ir para o conteúdo
  • Var
  • Seja um redator
  • Contato
  • Var
  • Seja um redator
  • Contato
Facebook Instagram

MENU

Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1
  • Notícias e Atualizações

Embratur e Sebrae promovem famtour com operadores alemães para fortalecer o turismo na Amazônia

PUBLICIDADE


17/10/2025 – A Embratur, em parceria com o Sebrae, realiza, a partir desta sexta-feira (17), até a próxima sexta (24), o Famtour Experience Brasil, em Alter do Chão (PA). Com o objetivo de fortalecer a comercialização de roteiros de ecoturismo e de base comunitária no mercado internacional, a iniciativa traz ao país, oito operadores de turismo da Alemanha para uma imersão em um dos destinos mais exuberantes da Amazônia. 

A meta é diversificar a oferta de destinos brasileiros no portfólio das agências, proporcionando um conhecimento aprofundado sobre as experiências autênticas que o Pará oferece. Durante oito dias de programação, os participantes terão contato direto com a rede de parceiros locais, incluindo hotéis, guias e comunidades ribeirinhas, fomentando novas oportunidades de negócios e fortalecendo a cadeia produtiva do turismo na região. 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a ação contribui para posicionar o Brasil como um líder global em ecoturismo. “Levar operadores a diversos municípios do Pará é mostrar na prática o nosso compromisso com a conservação ambiental e o desenvolvimento das comunidades locais. Queremos que eles voltem para seus países como embaixadores do nosso turismo, prontos para vender experiências únicas, seguras e de impacto positivo”, afirma. 

Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, o mundo não aceita mais relações comerciais com economias que agridem o meio ambiente. “A sustentabilidade, a inovação e a inclusão são conceitos que não têm mais volta. O Sebrae trabalha esses conceitos nos pequenos negócios, pois, no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo; desse total, 97,4% são microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. E neste momento em que o mundo se volta para a COP 30, precisamos atuar junto ao segmento para que as práticas de respeito ao meio ambiente também estejam presentes e sendo adotadas pelos empreendedores e empreendedoras brasileiros. Isso representa respeito e cidadania”, afirma.

Já a Secretaria de Turismo do Pará, enfatiza a importância desta ação que busca gerar renda e desenvolvimento local. “O turismo de base comunitária ajuda a manter a floresta em pé, reduz as emissões de carbono e fortalece a identidade dos nossos povos tradicionais que poderão assim transmitir todas suas práticas, cultura, saberes e promover os produtos da bioeconomia. É um fomento ao protagonismo das comunidades. A Setur tem ações de estruturação, qualificação e promoção de roteiros de vivência em municípios paraenses para que eles estejam prontos para o mercado”, pontuou o secretário de Turismo, Eduardo Costa.

Imersão

Durante o famtour, as experiências do Feel Brasil serão apresentadas para os operadores internacionais. O Feel Brasil é um projeto da Embratur em parceria com Sebrae que visa promover experiências turísticas autênticas e sustentáveis no país, com foco em pequenos negócios e comunidades locais. A iniciativa busca apresentar um Brasil diverso com vivências que valorizam a identidade nacional, a cultura, a natureza e a gastronomia.

Entre os destinos do programa, estão uma trilha de ecoturismo na Floresta Nacional do Tapajós e a participação no ritual da Piracaia, um tradicional luau amazônico com peixe assado na brasa à beira do rio. Além dessas, os operadores terão experiências culturais apresentação de Carimbó no Centro de Referência Mestre Chico Malta Arão. A programação conta ainda com passeios fluviais com Navegação pelo Lago Maicá, Canal do Jari e Lago Negro, explorando a fauna e flora aquática.

O grupo participará também de um Encontro de Relacionamento Experience Brasil, onde os operadores europeus se conectarão com o trade turístico local em rodadas de negócios, facilitando a criação de pacotes e parcerias comerciais. As atividades acontecerão em Santarém, Alter do Chão e Belterra. 

Mercados

O Pará é o estado que sediará a COP 30, o que reforça o posicionamento do Brasil como um destino alinhado às pautas globais de sustentabilidade. A escolha do mercado alemão, é estratégico. A Alemanha, por exemplo, é o maior emissor de turistas da Europa e o oitavo para o Brasil, com um perfil de viajante que busca cada vez mais destinos sustentáveis, autênticos e com forte conexão com a natureza.

Para se ter uma ideia, entre janeiro e setembro deste ano, o Brasil recebeu 146.370 turistas alemães, número que representa um crescimento de 16,6% em relação ao mesmo período de 2024.



Source link

Mais recentes

Incêndio na COP30: ministro do Turismo diz que final do evento não será adiado

hotéis criam infraestrutura para veículos elétricos

Paulista, São Domingos e Malta avançam rumo ao Mapa do Turismo Brasileiro e consolidam a governança do Vale dos Sertões

Embratur reforça compromisso com economia verde e inclusiva na Amazônia

Ministro fala em “vira-latismo” ao rebater críticas à COP30

18 franquias baratas a partir de R$ 5.999 para empreender no litoral

PUBLICIDADE

Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1

Fique por dentro do turismo!

Fique por dentro de tudo!

Inscreva-se e receba as principais atualizações do turismo no Brasil.

Siga-nos

Facebook-f Instagram
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico

Todos os direitos reservados. Var Marketplace © 2024

Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Rolar para cima
Logo var plataforma de inteligencia turistica - color 1
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
  • Início
  • Inovação no Turismo
  • Negócios no Turismo
  • Notícias e Atualizações
  • Tendências
  • Sustentabilidade
  • Capacitação
  • Planejamento Turístico
Facebook Instagram